Artistas Vidreiros de Curitiba inauguram no Centro Cívico o mural "Árvore em Verso e Reciclagem".




Com o objetivo de implantar um mural artístico no Centro Cívico (rua Mateus Leme esquina com Roberto Barroso), o Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba colocou sua criatividade a serviço do planeta, não só presenteando a capital paranaense com uma obra de arte, mas colocando em prática um assunto muito em voga, a reciclagem. Utilizando-se de descartes da construção civil - materiais deixados em caçambas que seriam encaminhados a aterros sanitários e, também, de resíduos de vidros dos ateliês dos 14 artistas que compõem o grupo formado em 2008. A obra cumpre o papel de inspirar a população a reconhecer e se orgulhar das características culturais paranaenses, bem como, pretende incentivar a prática do reaproveitamento de sobras e o seu descarte consciente.

Trata-se do primeiro, de uma série de murais onde serão abordadas as várias espécies de árvores que os curitibanos estão acostumados a contemplar. Para a estreia do projeto o Ipê Amarelo foi escolhido e ocupa lugar de destaque na obra, com seu colorido mais que especial anunciando a primavera e estendendo o tapete amarelo aos quatro cantos da capital. No painel a população encontrará retratados diversos pontos turísticos importantes, verdadeiras marcas registradas dos curitibanos, nacional e internacionalmente conhecidos. O Jardim Botânico, o Portal de Santa Felicidade, o Teatro Guaíra, o Museu Oscar Niemeyer, as Bibliotecas do Saber, as Estações Tubos e as calçadas Petit-Pavé.

Foram três anos entre a elaboração do projeto, a aprovação pela Lei Municipal de Cultura e a execução. O grande desafio foi o de construir o mural com 80% de material reciclado. Segundo Loire Nissen, proponente do projeto, Curitiba já é conhecida por ser uma cidade que olha com carinho para a questão ambiental, sendo assim, este mural tinha que caminhar ao encontro desta vocação do paranaense. Como é uma obra coletiva, para que todos os artistas pudessem colocar suas ideias, o mural foi dividido em módulos, o que possibilitou que todos criassem com liberdade.

Este projeto ousado e inovador, contou com várias e importantes participações, como por exemplo a de Luiz Antonio Mieggetto, proprietário da Argos Comércio de Material Elétricos que ofereceu um espaço no muro de sua empresa para abrigar a obra, num lugar de grande visibilidade. A proprietária da Ecossistema Consultoria Ambiental, Gisele Sessegolo, doou 150 mudas de Ipês Amarelos que serão doadas na inauguração do mural no dia 29/11. E o poeta José Lagana foi convidado para criar especialmente para o projeto uma poesia que a descreve em palavras.

“Curitiba, porto seguro dos que aqui aportam e dos que aprendem a caminhar os seus caminhos”!

O Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba é composto por:Loire Nissen

Erich Nissen

Celina Lima

Denise Nissen

Désirée Sessegolo

Eliane Chichof

Eugenio Ferenc

Loide Bichara

Marize Saboia

Regina Lagana

Selene Calafange

Silvane Burkot

Soeli Ferenc

There Amaral

Inauguração: do mural “Árvore em Verso e Reciclagem do Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba.

Quando: dia 29/11 às10h

Onde: rua Mateus Leme esquina com rua Roberto Barroso

Sobre o grupo: www.artistasvidreirosdecuritiba.blogspot.com.br

Por 

Cleverson Garrett - Jornalista-Chefe
Projeto Marketing - Jornal Reposição
41 - 3296 4519 - 41 9145 0797 

cleverson@projetomarketing.com

FONTE
http://agregario.com/artistas-vidreiros-curitiba-inauguram-centro-civico-mural-arvore-verso-reciclagem









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog